História da Arte

Arte da Pré-História

Por que o homem das cavernas pintava?
Ele acreditava no poder mágico das imagens. Ao pintar os animais fazia também um  ritual incluindo música e dança e atirava suas lanças nas pinturas prontas. Estes rituais davam à ele a certeza de que teria sucesso na caça.
O homem das cavernas não só pintava mas fazia pequenas esculturas de mulheres, e da mesma forma que a pintura, acreditava no poder da imagem. Suas estatuetas eram de mulheres sem rosto, porém com seios, ancas ou nádegas enormes, justamente suas partes sexuais, pois acreditava que assim, as mulheres seriam férteis.
Portanto, o motivo da arte na pré-história em seu primeiro período, o período Paleolítico, é a crença no poder da imagem.


                                             
  Altamira
                                         

                                               Lascaux

  Vênus de Vestonice                                      

                                                         


Já no período Neolítico, segundo período da Pré-História, as figuras tornam-se estilizadas e retratam o cotidiano, a vida coletiva. "Cenas de danças coletivas, possivelmente ligadas ao trabalho de plantio e colheita" (Proença, pág.14). O homem torna-se sedentário e constrói suas moradias.



Nuragues (moradia construída)


Arte da Mesopotâmia

Mesopotâmia é a região entre os rios Tigres e Eufrates, mencionados na Bíblia como sendo o Paraíso. Não é à toa que as civilizações mais antigas surgiram nesta região. Sua arte revela povos que acreditavam em deuses zoomórficos e antropomórficos. Exaltavam o poder de seus reis, retrataram as conquistas, guerras e suas vitórias. Vários povos se estabeleceram ali: Assírios, babilônicos, persas, sumérios, etc. Uma das primeiras escritas surge em forma de cunha, são as escritas cuneiformes

                                         Touro alado (assírio)

                                          Sacerdotes (sumérios)

                                          Estandarte de Ur

                                            Zigurate
                                                    Porta de Istar (babilônicos)
                                          Palácio de Dario

Arte Egípcia

A arte egípcia fala-nos de uma civilização onde a religião é o aspecto mais significativo da cultura no Egito. Não fossem as preces e ritos religiosos, o mundo seria destruído, tudo dependia da ação divina do faraó. Acreditavam na vida após à morte e esta era mais importante que a vida que viviam no presente. Por isto a arte egípcia se concretizou nos túmulos, pinturas, esculturas e objetos deixados junto aos mortos.
As pirâmides são, portanto, imensos túmulos onde eram sepultados os faraós com todos os seus pertences e junto às pinturas que mostravam como teria sido suas vidas. A arte seguia um padrão que chamamos de "Lei da Frontalidade". Na pintura e alguns baixo-relevos esta lei se manifestava da seguinte forma: a cabeça era representada sempre de perfil, os olhos de frente, tronco de frente, e membros superiores e inferiores de perfil (braços e pernas). As esculturas são estáticas, não apresentam movimento pois não podiam ter vãos livres que possibilitassem a quebra. A arte tinha que durar eternamente. Uma outra característica da escultura é que elas eram pintadas.

Pirâmides de Quéops, Quéfrem e Miquerinos

  







Arte Grega

Os gregos não se preocuparam com os túmulos como os egípcios, eles estavam interessados na vida do presente e não do futuro. Por esta razão pouco de sua pintura resistiu ao tempo e várias de suas esculturas e arquitetura não se encontram intactas. Eles pintavam em painéis de madeira que não tinham muita resistência. De suas pinturas o que permaneceu foram as cerâmicas, cujos temas são histórias contadas como a Ilíada e Odisseia, sendo a figura humana muito presente. A forma de representação não usa o sombreado, mas as figuras são chapadas, eles usaram a técnica da figura negra onde a figura era pintada e o fundo deixado na cor da cerâmica, posteriormente adotaram o uso contrário do pigmento, pois o fundo passou a ser pintado com o negro e as figuras não recebiam pigmento, técnica, esta denominada técnica das figuras vermelhas.


Técnica da figura negra

Técnica da figura vermelha


Os gregos tiveram inicialmente influências egípcias em suas esculturas, mas logo desenvolveram uma arte própria com muita preocupação estética, com o equilíbrio, a harmonia das imagens. É por isto que é considerada uma arte clássica. Suas esculturas expressam esta preocupação de harmonia e equilíbrio, além de refletir a crença em diversos deuses humanizados. Por esta razão a figura humana é idealizada, por isto eles criam um padrão de beleza copiado através dos tempos.



Esculturas com influências egípcias (não apresentam movimento)


O ideal criado pelos gregos é a composição da figura humana utilizando oito vezes o tamanho da cabeça.


Já a arquitetura se utiliza muito de simetria, ritmo. São características o frontão triangular e o uso de colunas.



Colunas com cariátides (colunas em forma de figuras humanas)


Arte Romana

  Os romanos conquistaram muitos povos e por isto apresentam em sua arte a influência da cultura de alguns povos, entre eles os gregos e os etruscos. Apesar destas influências, expressaram em sua arte as suas crenças e modo de viver. Os romanos eram orgulhosos conquistadores, portanto na escultura suas representações saem da idealização (dos gregos) para uma representação mais realista (retratos de imperadores e pessoas importantes). O Arco do Triunfo nada mais é do que uma construção com a função de exaltar as conquistas do Império romano.   
  Dos gregos, os romanos copiaram muitos elementos, a preocupação com a beleza, ritmo, o uso de colunas, do frontão triangular na arquitetura, o gosto de trabalhar a figura humana, etc. Dos etruscos herdaram o uso do arco e da abóbada, elementos arquitetônicos desconhecidos dos gregos. O uso do arco e da abóbada permitiram a ampliação do espaço e do vão entre uma coluna e outra. Permitiu também a construção em andares como podemos observar no Coliseu. As colunas no Coliseu têm uma função decorativa e apresenta em cada andar uma coluna, do térreo para cima usou a coluna Dórica depois a Jônica e por fim a Coríntia.
 Das pinturas dos romanos o que restou foram as pinturas de Pompéia, a cidade que foi destruída pelo vulcão Vesúvio. As características são o uso do claro escuro para dar a ideia de volume, o uso da perspectiva um tanto rudimentar. É interessante observar que esse tipo de pintura foi usada no Renascimento sem que os artistas deste período tivesse conhecimento deste modo de pintar pois a pintura dos romanos permaneceu escondida até se fazerem escavações no séc. XVII da cidade de Pompéia.

Arco do Triunfo

Uso do frontão triangular e da abóbada

 Coliseu

Esculturas de retratos

Augusto

 Pintura de Pompéia, Vila dos Mistérios

Natureza Morta com volume em Pompéia






Nenhum comentário:

Postar um comentário