quarta-feira, 26 de março de 2014

Fenand Léger

Inicialmente cubista, Fernand Léger injetou neste uma sensação de prazer e otimismo ao pintar uma série de composições pequenas e fortemente delineadas em cores primárias, diferentes das sombrias de Picasso e Braque (Farthing, pág. 390).

Georges Braque - Cubismo

Fernand Léger
 

Este artista tem importância para nós brasileiros, já que influenciou Tarsila do Amaral em sua maneira de pintar, foi mestre da artista modernista que viria a dar novos caminhos à arte brasileira.

Tarsila do Amaral


 "O Jogo de Cartas" foi pintado em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. O artista serviu na guerra mas foi hospitalizado ao ser atingido por um gás, então, no hospital pintou este quadro. O que chama a atenção para esta obra é que o artista teve uma visão otimista do futuro frente aos horrores da guerra. As cores são alegres (azul, amarelo, vermelho), um jogo descontraído de cartas, homens robôs com seus metais reluzentes. A experiência que Léger teve na guerra, o contato com máquinas que nunca tinha visto, o brilho de um canhão que o fascinou. A partir desta experiência Léger muda o rumo de sua pintura com uma expressão de exaltação à máquina e à tecnologia. Quando esteve nos EUA, ficou fascinado com os neons de Nova Iorque. Sempre com uma arte alegre e otimista!
Será que temos hoje a mesma visão do futuro? Podemos prevê-lo com otimismo?

O Jogo de Cartas - 1917 - Fernand Léger

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário